segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O CJC é...

ARTIGO

O CJC é um espaço das juventudes do Aracati. Em fevereiro de 2007, vários debates em reuniões promovidas pela secretaria municipal de Esporte e Juventude, Sejuv, despertaram no Governo a ansiedade de fazer existir um espaço público destinado as práticas esportivas, culturais e de entretenimento. Até agora, os desaforos que suportamos é de praxi de quem governa, mas queremos dizer que os conceitos que os críticos orientados e os desorientados, apontam no Orkut, são muitos deturpados e não comungam com os resultados positivos ou negativos do processo social das juventudes da Cidade.

Em meu blog, somente, responderei a todas as indagações baseado em estudos técnicos e pesquisa de como processo aconteceu na cidade, em resposta aos indagadores dos tópicos aqui. Garanto que todos serão respondidos e afirmaremos a essencialidade do CJC para o desenvolvimento de nossa querida terra.

Vou continuar contribuindo

EDITORIAL

Neste último mês que antecede 2009 quero externar meu compromisso com minha terra Aracati. Somos uma cidade de desafios e superações e acredito que próximo ano continuaremos conquistando o desenvolvimento que almejamos.

Estou a quase dois anos trabalhando na diretoria de Juventude e sinto orgulho de ter contribuído com o processo de ‘juventudes’ aqui, escrevendo um blog dedicado ao estudo das juventudes aracatienses. Quero escrever, entrevistar, resenhar documentos a fim de contribuir mais com a nossa proposta.

No Brasil, a temática ‘juventudes’ começou de fato a ser trabalhada no âmbito governamental a partir do primeiro ano do governo Lula em 2003, ao ser instituída a secretaria Nacional de Juventude, atualmente dirigida pelo sociólogo Beto Cury. No Aracati, a partir de 2005, o prefeito Expedito Ferreira instituiu a secretaria de Esporte e Juventude, Sejuv, que tem a frente experiente contador Ivan Silvério e o professor Amadeu Felix.

Nossas conquistas partiram de um trabalho sistemático, no qual muitos são testemunhas oculares. O desempenho dos especialistas em juventudes conseguiu desenvolver mecanismos sociais de trabalho, que possibilitam ao Aracati atuar como uma cidade referência em política de juventude sim!

Muitos foram os colaboradores diretos e indiretos. Congressos e conferências participados, encontros realizados e investimento social feito. O Aracati, por estas e outras, é considerada uma cidade em que o governo Municipal acredita na juventude como protagonista de seu tempo. Esta máxima precisa continuar.

- Estudar, conhecer, trabalhar, viver com qualidade de vida na terra dos ventos bons é salutar.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Recomendações do Conjuve

RESENHA

O Conselho Nacional de Juventude, Conjuve, trabalha diretamente com o relatório do Banco Mundial, BM, analisando questões de juventudes do Brasil. Claro que nem todo relatório é assimilado e concordado, mas as interferências; intercessões de dados e afirmações são destacadas fundamentando o documento ‘Juventude: tempo presente ou tempo futuro’.

No documento, o capítulo 08, na página 108, aborda a temática Juventude e Territoriedade. Trata-se de fundamentos e observações sobre questões territoriais que envolvem jovens das cidades; zona urbana e rural, diversidade no campo a partir da compreensão de que “há realidades singulares, como a dos campesinos, ribeirinhos, caboclos, quilombolas etc. Isso também significa ‘abordar questões específicas de gênero, de raça e de acesso aos sistemas educativos, saúde, trabalho (e isso implica falar em acesso à terra), entre outros’, e elevar em conta, ainda, a questões das migrações internas”. (Conjuve, 2006:112).

Outros três tópicos afirmam que faltam condições básicas de saúde, lazer e educação. Completar o ensino fundamental é uma dificuldade e a falta de acesso ao ensino médio na zona rural são outras questões abordadas.

O documento ainda afirma que os jovens do campo, apesar das dificuldades, “...gostariam de ‘continuar a morar na áreas rurais, mas demandam formas dignas que isso seja possível”. (Conjuve, 2006: 113).

Em nossa realidade, as cidades do Vale Jaguaribano enfrentam os mesmos problemas apontados no documento. Mesmo assim, a vontade de superar-se move muitos a enfrentarem o desgaste físico como, em muita ocasiões, o transporte escolar. Adolescentes estão inseridos neste contexto.

O processo de imigração e emigração é presente, principalmente quando os pais vendem suas propriedades no campo para morar na cidade, acentuando a urbanização.

- se isso acontece, é porque falta o básico-social.

O próprio documento afirma: “Saúde, lazer, cultura, prevenção à violência, entre outros temas, não tem recebido atenção devida...” (Conjuve, 2006:114)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Conjuntura Juvenil Aracatiense II

ARTIGO

Em quase dois anos de CJC, as juventudes foram protagonistas de um novo tempo. Não queremos esquecer os problemas, mas reafirmar o desafio de cada um diante de suas iniciativas. Os monitores do CJC são os grandes heróis do trabalho realizado, e a equipe gestora é sabida do cumprimento de seu papel diante das conquistas e das dificuldades.

O CJC é nosso; é do Aracati, é de todos que precisam no uso de suas atribuições sociais. Cada monitor; cada instrutor, atleta, dançarino são protagonistas de um novo tempo. Tudo que conquistamos foi com muito, mas muito trabalho. Todo mérito é de vocês; é dos que fazem acontecer.

Queremos continuar porque, como disse Cazuza, “o tempo não pára, não pára não, não pára”. Nossas idéias precisam ser aprimoradas; nossas iniciativas precisam renovar o brilho, a esperança e a força interior de cada um.

No Brasil, mais de 50 milhões de jovens de idade entre 15 e 29 anos possuem sonhos como todos nós. Desses, menos de 4% possuem acesso ao ensino superior ainda. Mais de 11 milhões não terminaram o ensino médio e ainda temos um mundo para conquistar.

No Aracati, ainda temos um desafio que compreende todo o país.

Conjuntura Juvenil Aracatiense I

ARTIGO

Juventudes é uma temática pública abrangente para oposição desorientada do Aracati querer questionar o Governo Municipal. O milagre não depende, somente, da cobrança opiniosa no orkut.com de debatedores; que o feito de todo um processo social que se iniciou há pouco tempo vai fazer acontecer a oitava maravilha do mundo no Aracati, logo.

- nããããããoooo!!!!

Sem dúvida, a ansiedade maior dos jovens do Aracati é por emprego, e não trabalho necessariamente. Ter salário garantido ao final do mês, seus direitos de cidadão garantidos são preceitos justos e reclamados honestamente e racionalmente. Mas quero abordar um preceito direto: com o processo de globalização pedante, o conhecimento tem maior valor que dinheiro; ambição mais valor que a fé; auto-motivação mais valor que nosso modelo político.

As juventudes do Aracati sempre tiveram do Governo Municipal o maior apoio e atenção no trato político. No sistema democrático, nada melhor cada um ter sua ideologia partidária ou não partidária; ser governo ou sociedade civil pra depois reclamar prejuízos e não resultados: é assim que acontece aqui.

Eu acredito nas entidades de juventude, mas para estas, atualmente, o cenário político nacional já permite captação de recursos através de aprovação de projetos junto ao Governo Federal ou Iniciativa Privada, diretamente.

- Esse é o caminho da liberdade!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Esporte

Está sem fazer nada?
Procure praticar esportes, faz bem pra saúde, preenche seu tempo e assim você não pensa em besteiras.Nunca ouviu dizer que mente vazia é oficina do diabo.

Drogas

Um dos maiores problemas enfrentados pelos jovens, que ás vezes passando por um problema acabam entrando em um beco sem saída.
Todos os jovens gostam de sentir novas experiências e muitos deles pensam em apenas experimentar mas depois não consegue deixar a droga e com isso tornará-se-a um viciado.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Q tenho q saber.


De três cidades distintas.
E a América não é mais de quem descobriu
E Aracati é mais linda que Canoa.
É de quem mora nela!

E que o resto é só emoção e prazer
Poesia é informação porque é livre.
Qualquer um pode ser poeta.
Que a juventude se reforce e faça juízo.


Que a vida é bela e que os jovens têm muito que viver.
Que marechal Deodoro proclamou a republica
Que no Brasil, todos têm direito a informação.
Que o amanhecer é dia.

Que o amor e o ódio são os únicos sentimentos.
Que o Centro de Juventude é feito por jovens
Que o socialismo não é utopia, é um sistema social.
Quem descobriu o Brasil foram os índios.


Todas as circunstâncias indagadas.
Todos têm seus Q’s e todas as respostas;